terça-feira, 29 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
PARECER DA COMISSÃO PERMANENTE DE Nº 000193/2010
JORGE EDUARDO MASCOTE
EMENTA:
Parecer da Comissão de Justiça , que opina favoravelmente ao Projeto de lei nº 731/2009, de autoria do Vereador Jorge Eduardo Mascote, que versa sobre denominação da Alameda da Praia o trecho localizado entre o posto de gasolina e o DPO, no Bairro Jacuecanga.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
ASSESSORIA DO VEREADOR REUNE-SE COM A PRESIDENCIA DA USINA VERDE
Angra dos Reis, 11 de junho
Gabinete do Vereador - A assessoria do Vereador Jorge Eduardo Mascote PMDB reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 10 com a presidência da Usina Verde.
A reunião, solicitada pelo vereador, teve o intuito de tratar da destinação final, eficiente, para o lixo. Angra dos Reis produz por dia, aproximadamente, 300 toneladas de lixo. Essa tonelagem, supera em 50% as estatísticas dos órgãos consultivos que regulamentam o setor. Com essa produção de lixo, superior às estatísticas, surge um grande problema: os riscos ambientais agregados ao manuseio e permanência deste material, no sítio onde localiza-se o aterro sanitário da cidade. Segundo organismos internacionais, mesmo os aterros mais eficientes liberam na atmosfera 50% do metano concentrado em seu sítio, contribuindo drasticamente para o aquecimento global.
O tratado de Kioto, do qual o Brasil é signatário, estabelece a completa extinção gradual de todas as fontes de propagação de gases e outros compostos químicos agressivos à saúde do planeta. Outros tratados estabelecem, ainda, o fim dos lixões, apontando suas implicações ambientais.
A Usina verde, cujo sítio encontra-se na cidade universitária da UFRJ, fora planejada, em conformidade com as mais atuais normas e regulamentos ambientais nacionais e internacionais, para dar uma destinação final ao resíduo urbano (lixo). Pelo processo de queima do lixo não reciclável, a usina produz energia elétrica. A usina é um sistema completamente fechado, que trata termicamente os resíduos urbanos eliminando todos os gases de formação, liberando vapor de água e cinzas inertes, além da
energia elétrica, como produto final do tratamento do lixo. As cinzas inertes, que estão completamente livres de quaisquer poluentes, são utilizadas na fabricação de blocos e pisos, para a construção de residências familiares de até 50m2. Por dia, a usina produz material para a construção de 2 casas populares.
A planta da usina é completamente financiada pelo BNDES, não trazendo qualquer custo financeiro para o município, durante a sua fase de construção.
Na ocasião da reunião, ficou-se acertada a vinda de toda a presidência da Usina para uma Audiência Pública, presidida pelo vereador, na Câmara Municipal.
VEREADOR VISITA TERMINAL DA TRANSPETRO
GABINETE DO VEREADOR - O vereador Jorge Eduardo mascote PMDB, esteve presente no dia 1° de junho no Terminal da Transpetro em Angra dos Reis, com o objetivo de conhecer as instalações e as operações do terminal. Na ocasião fora-lhe apresentado, ainda, o projeto de tratamento das águas de formação que chegam ao terminal como fruto de suas operações petrolíferas. Essas águas eram enviadas para outros terminais, onde eram tratadas e devolvidas ao meio ambiente.
A Estação de Tratamento de Efluentes – ETE, está em fase de construção no terminal. Esta estação fará o tratamento da água de formação extinguindo os gastos agregados ao seu translado para tratamento em outros terminais. Para sua operação a ETE deverá passar
por um processo de licenciamento ambiental suplementado por algumas sessões de audiência pública.
A ETE pretende desagregar todos os componentes químicos da água de formação e devolve-la com as mesmas características biofísicas, do trecho marítimo situado no cais do terminal. “estou muito entusiasmado pela implementação dessa tecnologia em nosso município. A implantação desta estação, abre caminho, para a discussão e implementação de tecnologias similares, que tratarão de outros efluentes em nosso município.” Comentou o vereador.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Empresas Concessionárias de energia elétrica e telefonia deverão remover postes gratuitamente
Fora sancionada no ultimo dia 17 de maio, do corrente ano, pelo prefeito Tuca Jordão a lei 2.583. A Lei é de autoria do Vereador Jorge Eduardo mascote e trata da “obrigatoriedade das concessionárias ou Empresas de Privadas de Energia Elétrica ou de telefonia em remover postes que obstruam frentes de residências ou empresas, de todo tipo.”
A remoção de postes no município sempre fora precedida de muita reclamação e elevadas taxas, cobradas da população. Há casos, em que a fiação elétrica ,de alta tensão, passa a poucos centímetros de janelas e lajes de residências e comércios. Isso porque, estes postes são colocados em locais inadequados. “ não dá para aceitar, que a população tenha de pagar por um serviço que a rigor deveria ser satisfatório, mas que em muitos casos, sua má execução, põe suas próprias vidas em risco. Não pretendo, prejudicar as empresas envolvidas. Pretendo incentivá-las, a prestarem um serviço que satisfaça a população e que não lhes traga custos, quando mau executado”. Comentou o vereador.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Gás Natural

Assinar:
Postagens (Atom)