sexta-feira, 11 de junho de 2010

ASSESSORIA DO VEREADOR REUNE-SE COM A PRESIDENCIA DA USINA VERDE

Angra dos Reis, 11 de junho

Gabinete do Vereador - A assessoria do Vereador Jorge Eduardo Mascote PMDB reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 10 com a presidência da Usina Verde.

A reunião, solicitada pelo vereador, teve o intuito de tratar da destinação final, eficiente, para o lixo. Angra dos Reis produz por dia, aproximadamente, 300 toneladas de lixo. Essa tonelagem, supera em 50% as estatísticas dos órgãos consultivos que regulamentam o setor. Com essa produção de lixo, superior às estatísticas, surge um grande problema: os riscos ambientais agregados ao manuseio e permanência deste material, no sítio onde localiza-se o aterro sanitário da cidade. Segundo organismos internacionais, mesmo os aterros mais eficientes liberam na atmosfera 50% do metano concentrado em seu sítio, contribuindo drasticamente para o aquecimento global.

O tratado de Kioto, do qual o Brasil é signatário, estabelece a completa extinção gradual de todas as fontes de propagação de gases e outros compostos químicos agressivos à saúde do planeta. Outros tratados estabelecem, ainda, o fim dos lixões, apontando suas implicações ambientais.

A Usina verde, cujo sítio encontra-se na cidade universitária da UFRJ, fora planejada, em conformidade com as mais atuais normas e regulamentos ambientais nacionais e internacionais, para dar uma destinação final ao resíduo urbano (lixo). Pelo processo de queima do lixo não reciclável, a usina produz energia elétrica. A usina é um sistema completamente fechado, que trata termicamente os resíduos urbanos eliminando todos os gases de formação, liberando vapor de água e cinzas inertes, além da
energia elétrica, como produto final do tratamento do lixo. As cinzas inertes, que estão completamente livres de quaisquer poluentes, são utilizadas na fabricação de blocos e pisos, para a construção de residências familiares de até 50m2. Por dia, a usina produz material para a construção de 2 casas populares.

A planta da usina é completamente financiada pelo BNDES, não trazendo qualquer custo financeiro para o município, durante a sua fase de construção.

Na ocasião da reunião, ficou-se acertada a vinda de toda a presidência da Usina para uma Audiência Pública, presidida pelo vereador, na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão