terça-feira, 29 de novembro de 2011

Obras para construção de capelas mortuárias estão em fase de licitação e devem ser iniciadas no começo de 2012

O projeto do vereador Jorge Eduardo Mascote de construção das capelas mortuárias no centro da cidade, deve sair do papel no início de 2012. As obras finalmente foram liberadas pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) e estão em processo licitatório.
Depois de aprovado na Câmara e encaminhado ao prefeito, que deu aval para execução, no início do ano, o projeto ficou parado no IPHAN, por que o local que vai abrigar as quatro capelas é o antigo cemitério da Igreja da Matriz, desativado a quase seis anos e, foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Segundo Jorge Eduardo, a Secretaria de Obras teve que refazer por seis vezes o projeto. Além das capelas, serão construídos um ossário, um jardim, um local para lanche e a restauração do cruzeiro que fica no interior do cemitério. "Eu fiz esse projeto para amenizar o sofrimento das famílias que não tem um local para velar seus entes queridos, no centro da cidade. Só resta aquele necrotério que não tem estrutura nenhuma. Ao meu ver deveria ser desativado para ampliar o pronto socorro municipal" - afirmou Mascote.
Ainda de acordo com Jorge Eduardo a situação da população ficou ainda mais difícil depois que a vigilância Sanitária Estadual editou uma portaria proibindo velar corpos em igrejas, escolas, inclusive na Câmara Municipal, alegando contaminação.

Longo caminho

Depois de aprovado o projeto na Câmara, o vereador foi o intermediário entre Prefeitura e Mitra Diocesana de Itaguaí, responsável pelas igrejas católicas de Angra. Duas reuniões com o Bispo Dom Ubiratã ( em Itaguaí) e o Frei Alonso em Angra, foram importantes para que o parlamentar colocasse a necessidade do espaço do cemitério da Matriz para abrigar o projeto. Os líderes da Igreja entenderam e aprovaram a idéia. O acordo foi firmado no dia 8 de dezembro de 2010, durante as comemorações em louvor a padroeira de Angra, Nossa Senhora da Conceição. Assinaram o documento, o Bispo Dom Ubiratan, prefeito Tuca e o vereador Jorge Eduardo Mascote.
A Expectativa é que no início de 2012 as obras sejam iniciadas e a previsão para inauguração é de quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão