segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mascote cobra a redução da carga horária dos enfermeiros de 35 para 30 horas semanais


O vereador Jorge Eduardo Mascote tem sido um representante atuante dos enfermeiros e profissionais de saúde do município. Nas sessões ordinárias do poder Legislativo, o parlamentar tem discursado sobre a execução da Lei que garante aos enfermeiros a redução de 35 para 30 horas a carga horária semanal. Para que a reivindicação dos profissionais fosse atendida, Mascote fez uma indicação nº 122/2010 aprovada no mesmo ano em plenário. Segundo o parlamentar nada mais justo que os enfermeiros lutem por essa conquista, uma vez que a profissão requer mais empenho e dedicação da equipe por se tratar de saúde da população. Além disso, essa redução na jornada de trabalho é uma recomendação já discutida e aprovada pelas Conferências de Saúde e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) da ONU. “Um grupo de enfermeiros me procurou em 2010 colocando a dificuldade de se cumprir a carga horária, uma vez que a classe faz plantões de 24 horas em diversos locais de trabalho, o que torna mais cansativo a carga horária de 35 para 30 horas. Na ocasião eles alegaram que outros municípios essa redução já havia sido feita” – explicou Mascote, que ao fazer a solicitação ao executivo pontuou a prioridade no atendimento de qualidade a população usuária do serviço público de Saúde.
Essa discussão veio á tona na última quinta-feira, dia 12, quando os vereadores questionaram a convocação dos enfermeiros aprovados no concurso de 2008. Segundo o questionamento, os aprovados se estivessem na rede para atender a demanda, seria mais fácil acatar a solicitação do vereador Jorge Eduardo de redução da carga horária.
Por mais uma vez na tribuna Mascote cobrou do presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis, Fusar, que discuta a questão com o prefeito Tuca, para que juntos e com apoio do seu mandato, possam finalmente colocar em prática essa reivindicação dos enfermeiros.
Outro grupo da saúde que procurou apoio do vereador foram os agentes comunitários. No ano passado o vereador Jorge Eduardo Mascote fez uma indicação nº 2925/2010, que garantiu aos agentes o repasse da verba do Ministério da Saúde elevando o piso da classe de R$ 438 para R$ 714. Essa indicação foi vista com bons olhos pelo prefeito Tuca e o então presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão