quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Definida área para a construção de capelas mortuárias no centro

O cemitério da Igreja da Matriz desativado há seis anos, é o espaço definido para abrigar o projeto do vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB) que visa a construção de quatro capelas mortuárias, no centro. É o que ficou definido nessa quarta-feira, dia 25, em uma reunião na Igreja da Matriz, com a presença do Frei Alonso, da subprocuradora do município, Dra. Mara Marchesine Rios, a secretária de Ação Social Jane Veiga, a subsecretária de Edificações da Secretaria de Obras Adriana Oliveira, a Arquiteta Cláudia Curcínio, Fabiana Rabello representando a primeira dama do município, Alessandra Jordão e o vereador Jorge Eduardo.

O projeto vai garantir a construção de quatro capelas mortuárias, com banheiros, e um jardim. “A intenção é acabar de uma vez por toda com esse problema de décadas enfrentado pela comunidade na hora velar seus entes queridos. O único espaço hoje é o necrotério que para mim deveria ser desativado para a ampliação do Pronto Socorro Municipal”- disse Jorge Eduardo, que quer a construção de um cemitério vertical no município.

Para a secretária Municipal de Ação Social, Jane Veiga, o projeto do vereador é extremamente importante, uma vez que o único espaço no centro é o necrotério, o que não atende a demanda. “ Espaço para enterrar na periferia nós temos. O que nós não temos é um lugar para velar esses corpos no centro da cidade”. A situação se agravou depois que a Vigilância Sanitária emitiu uma portaria proibindo velórios nas igrejas.

O projeto prevê ainda a construção de um novo ossário, no local, para abrigar as 420 caixinhas de ossos. Uma exigência do Frei Alonso que aprova a concessão do espaço para Prefeitura-responsável pela administração do espaço. “ Espero que seja feito um local digno para os mortos e,principalmente, para os familiares” – disse Frei Alonso, propondo ainda um possível convênio pela concessão da área ao município. O autor do projeto vereador Jorge Eduardo, agendou para o dia 15 de setembro uma reunião para apresentação final do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão