terça-feira, 14 de setembro de 2010

IPHAN se posiciona sobre o projeto das capelas mortuárias

Nessa segunda-feira, dia 13, o vereador Jorge Eduardo Mascote, se reuniu com a e chefe do escritório técnico do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional- em Paraty, a arquiteta Cynthia Tarisse, a diretora do departamento de edificações especiais da Secretaria de Obras, Josi Carvalho, o diretor de Patrimônio do Município, Alonso Oliveira e representante da Turisangra, Andressa Pasianelli. Em  pauta, o projeto que vai abrigar quatro capelas mortuárias no cemitério da igreja Matriz, desativado há seis anos.
A intenção do vereador é resolver o  problema de velar corpo no centro da cidade. O único espaço disponível
é o necrotério. “ Depois da norma  da vigilância Sanitária que proíbe velar corpos em igrejas, a situação ficou mais difícil. “Nós até entendemos, a preocupação da Vigilância, por conta de bactérias entre outras infecções, mas a população tem que ter uma alternativa”- disse Jorge Eduardo, que já buscou junto a Mitra Diocesana, em Itaguaí, a autorização do bispo Dom Ubiratan e do pároco Frei Alonso, para que o executivo possa executar o projeto. De acordo com a chefe do IPHAN, o processo de tombamento da Igreja da Matriz, será analisado e a partir daí, se o cemitério não estiver incluso nesse documento, o IPHAN pode liberar a licença para as obras, caso contrário, o vereador  terá que percorrer o caminho das pedras.
O posicionamento oficial do IPHAN, será divulgado nesta quarta-feira, dia 15, durante a reunião marcada pelo vereador na Igreja da Matriz que vai definir o projeto da construção das quatro capelas mortuárias, dois banheiros , do novo ossário e do jardim. A reunião será ás 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão