quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Secretária explica em plenário o que precisa melhorar na Educação

O presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara  municipal, Jorge Eduardo Mascote, convocou a secretária de Educação Luciane Rabha, para explicar sobre a avaliação do IDEB- Índice que avalia a qualidade da educação no país. O município teve a pior avaliação do Estado e foi notícia na mídia à cerca de dois meses.
Durante uma reunião na sala de Comissões, o vereador Jorge Eduardo convidou a titular da pasta para explicar a população o motivo que levou o município a ter o menor índice, 3,3  de aprovação.
Segundo Luciane Rabha, a evasão escolar  foi o pivô  da nota dada aos 23.243 alunos da rede, sendo que a média do MEC é  6“. Para reverter essa situação o município está fazendo a contratação de novos professores e pedagogos aprovados no último concurso. Já foram convocados mais de 500, além de estabelecer horário integral em algumas escolas do município, proporcionando atividades extra-classes para incentivar a permanência desses alunos na escola” – explicou Luciane.  Ela disse ainda, que a evasão escolar é mais freqüente no regular noturno. Para isso, a secretária já está  corrigindo o fluxo desses alunos com a implantação do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos - CEREJA. Outra solução é a reformulação do EJA- Educação de Jovens e Adultos. São cerca  de 2.863 alunos atendidos na rede.
Outro projeto que tem o apoio e incentivo do vereador Jorge Eduardo Mascote   é o Pólo Musical. Até 2011, serão 11 escolas beneficiadas com o projeto. A atividade já está sendo desenvolvida na escola do Belém com resultados positivos.
Outra avaliação que as escolas do país são submetidas é a “Provinha Brasil”. Para se ter uma idéia, a escola municipal Cacique Cunhambebe, avaliada pelo IDEB com menor índice de qualidade, foi a 2ª maior nota na Provinha Brasil.
Para finalizar sua participação na sessão ordinária do Poder Legislativo, a Secretária afirmou que enquanto estiver a frente da Secretaria não vai deixar que Angra seja a pior educação do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão