terça-feira, 1 de março de 2011

Criação do Fundo Municipal de Cultura foi uma das propostas do vereador Jorge Eduardo Mascote na 1ª reunião da comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Infraestrutura  do Esporte, Educação e Cultura, além dos projetos que estão sendo investidos pelo governo,  como:  a retomada da Ginástica Olímpica nas comunidades, Pólo Cultural, Telão Gigante nos bairros  e a construção do ginásio para sediar modalidades das olimpíadas em 2016. Esses foram os pontos discutidos na primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, da Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 1º de março.  O objetivo do presidente da Comissão vereador Jorge Eduardo  Mascote, foi mostrar para a população e para os segmentos presentes, o planejamento das pastas para 2011. E o que precisa mudar para atender melhor a nossa população, que se fez presente no plenário. Uma das propostas apresentadas pelo vereador foi a Criação do Fundo Municipal de Cultura.
Além do presidente da Comissão e integrantes, participaram da mesa de autoridades o secretário de Esporte Fabiano Delgado, a subsecretária da pasta Juliana Dayube, o gerente de Cultura Fabrício Lopes, representantes dos conselhos de Esporte e Cultura, Cacau e Mário dos Anjos e representante da secretaria de Educação Luíza Helena Martins de Carvalho e Eliana Carvalhiere, presidente do Conselho de Educação.
Cultura
Segundo  o gerente de Cultura do município,  Fabrício Lopes, investir no pólo cultural e construir a sede da Cultuar, são as prioridades da pasta neste ano. “ Nós precisamos formar novos talentos e o pólo vai qualificar mão de obra. O interessante que vamos utilizar as associações de moradores para implementar cursos de teatro, entre outros” . Ele disse ainda, que as obras da nova  sede da Cultuar devem começar em cinco meses com inauguração prevista para o final do ano.
Dentro da discussão sobre o setor Cultural, o presidente Jorge Eduardo deixou claro que vai  mobilizar os parlamentares para a criação do Fundo municipal de Cultura e junto com  o município  rever a Lei de incentivo a Cultura. “ A lei deve ser revista, porque beneficia os grandes artistas e os pequenos, como caiçaras, Folia de Reis, o incentivo deixa a desejar” – explicou Mascote, que já mostrou a vontade de implementar políticas de desenvolvimento para o setor.
Esporte
No Esporte, os projetos para receber algumas modalidades da copa em 2014 e das olimpíadas em 2016, têm mobilizado a Secretaria de Esporte. Um deles que tem o apoio do vereador Jorge Eduardo, é a construção da Vila Olímpica no Estádio Municipal. Em uma reunião com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Brasília, o parlamentar recebeu a notícia de que Angra será uma das sete cidades sede das olimpíadas em 2016.
De acordo com informações da subsecretária de esportes, Juliana Dayube, Angra vai ser pólo para a canoagem. A sede será o Colégio Naval, que vai abrigar 160 atletas civis e militares que participarão das olimpíadas.
O presidente da Comissão, propôs para a próxima reunião, a presença da secretária  de  Educação e representantes da Baía da Ilha Grande, para discutirem sobre a transformação da coordenadoria  em  Regionais Pedagógicas, cuja sede é em Volta Redonda.  A próxima reunião transmitida ao vivo,pela TV Câmara será no dia 15 de março, ás 9h da manhã. Participe, opine e garante um futuro melhor para os jovens e adolescentes da nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão