quarta-feira, 28 de março de 2012

Vereador Jorge Eduardo Mascote quer que estudantes da EJA sejam liberados mais cedo do trabalho


Durante a reunião de Educação, Cultura, Esporte e Lazer dessa terça-feira, o vereador Jorge Eduardo Mascote se comprometeu em marcar uma reunião com a CDL, Coordenação da EJA e Conselho Municipal de Educação, para juntos buscarem uma solução para os alunos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos, no município.


A proposta surgiu depois que o parlamentar recebeu um abaixo assinado dos estudantes que trabalham no comércio, solicitando que as aulas do programa comecem mais tarde, uma vez que eles só podem ser liberados do trabalho a partidas das 19h.


A reivindicação foi encaminhada ao Conselho Municipal e a Coordenadora do programa. Segundo Patrícia Mágno, a carga horária é uma determinação do MEC, fica inviável trocar o horário das 18h40 para depois das 19h. “ A solução é buscar junto aos patrões um entendimento” – disse a coordenadora do EJA.


Segundo Jorge Eduardo Mascote, a vontade que esses trabalhadores têm de continuar os estudos é muito gratificante e merece um entendimento. “Eu acredito que os patrões, empresários não vão se opor em liberar esses estudantes alguns minutos mais cedo.É bom até para o atendimento no comércio.” – ainda de acordo com o parlamentar o que não pode é a EJA continuar perdendo o foco, ao invés de atender a essa parcela da população está atendendo jovens de 13, 14, 17 anos, que substituem o ensino regular por conta de uma situação social e, acabam se inscrevendo na Educação de Jovens e Adultos. Segundos dados apresentados pelo vereador mais de 71% desses jovens trabalhadores inscritos recebem menos de um salário mínimo.


A reunião será agendada pelo gabinete do vereador Jorge Eduardo Mascote.


Outros pontos abordados na reunião foram: o funcionamento do Conselho Municipal de Educação e a gestão ambiental nas escolas, um especialista na área falou da importância do município ter a sua guarda municipal Florestal. Ficou acertado que será agendo um encontro  com a Secretaria de Meio Ambiente e o coordenador do programa,que alertou sobre a verba destinada para a implantação desse projeto que é custeado pelo ICMS verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão