sexta-feira, 18 de maio de 2012

Autoridades propõem fechamento da Rio-Santos em protesto ao governo do Estado


Depois de três audiências públicas para ampliação do Tebig, sem a presença do governo do Estado, o vereador Jorge Eduardo propôs na noite dessa quarta-feira, um protesto na rodovia Rio-Santos. O objetivo segundo ele é chamar a atenção do governo para ouvir a população de Angra antes de arquivar o documento que consta a solicitação da Transpetro para a necessidade das obras de ampliação do Tebig.
Durante o discurso, no Iate Clube Aquidabã, que reuniu cerca de 700 pessoas, Mascote falou ainda da queda na arrecadação do município que pode chegar a mais de 300 milhões. “Angra terá uma queda de quase 60% na arrecadação municipal, o que levaria a cidade a um colapso na economia, além de um prazo muito curto para sua exclusão da zona de produção principal  de petróleo, uma perda estimada de 90% dos royalties que somam por ano R$ 84 milhões, ou seja, Angra receberia um pouco mais de R$ 12 milhões”.
Segundo entrevista recente ao Jornal de maior circulação no Estado, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que a solicitação de ampliação do terminal é inviável porque afetaria o meio ambiente e a baía da Ilha Grande, única reserva ambiental ainda preservada no Estado.
 Segundo a subsidiária responsável pelo Tebig é considerado hoje, o maior exportador de petróleo do país. No ano passado, segundo a Transpetro, a movimentação foi de 13 milhões de metros cúbicos de óleo. Para atender a demanda será necessário construir oito tanques de cem mil metros cúbicos e um novo píer com quatro berços de operações. Eles afirmam que o projeto não afetará o meio ambiente.

Foto: Edmar Tavares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

de sua o pinão